03/06/2009

Guia de tendências - Inverno 2009

Durante essas últimas fashion weeks, raros foram os estilistas que propuseram crações sem relação nenhuma com a realidade. A crise obrigou o pequeno mundo da moda a se concentrar no essencial e no básico, oferecendo então coleções onde rigor estético e pragmatismo se conjugaram.
Mas vamos ao que realmente interessa?

SILHUETAS

*80's girl
Essa estação, vamos poder explorar o aspecto dos anos 80 que mais nos seduz. Ombreiras e bijoux tamanho GG, saia de cintura alta, mini shorts, peças largas no estilo loose...


*Military girl
Quando a moda decide atacar-se à esta peça específica do vestuário que é o uniforme, é para melhor desviar-o da sua verdadeira utilidade, tornando-o banalizado e atualizando os detalhes que passavam despercebidos.
Para aquelas que querem adotar a tendência, aposte no verde musgo, no preto, no cinza e no azul escuro. Bolsas tira-colo sao também uma ótima opção para acessorizar esse tipo de look.


*Le chic parisien
No começo do prêt-à-porter, os ateliês de confecção copiavam os modelos das grandes marcas parisienses. Afinal, o chic parisiense sempre foi considerado como intemporal. Era então mais do que evidente que nesses tempos de crise, a moda tinha que apostar nos clássicos.



CORES

*Nude
Esse inverno, os tons nude vão invadir as ruas. O bege rosado até que enfim renasceu das cinzas. A cor que durante vários anos foi relacionada à peças destinadas à senhoras de uma certa idade está prestes a tomar o lugar do preto. Nude is the new black.


*UVF: Ultra Violeta Fashion
Se o anos 80 inpisraram muitas peças de várias coleções, as cores que faziam tanto sucesso na época estão voltando também. Estou falando aqui do roxo, uma tonalidade nada has been e so 2009...



MATÉRIAS

*Veludo
Em calças, saias, vestidos e casacos, o veludo deixa de ser só um detalhe para se tornar uma peça inteira.

*Shiny
Muuuito brilho! Os paetês aparecem na seqüência de vestidos curtos, além de estarem também nas leggins, nas saias e nos shorts.


PONTOS FORTES

*Botas cano extra longo
A bota com cano extra longo é a rainha da temporada: assim que foi vista no catwalk, já foi sendo adotada por várias fashionistas.
O único problema com essa tendência, é o que o look pode rapidamente se tornar muito vulgar. Então, tome cuidado!


*Ombreiras
Nem é mais tendência mas sim uma evidência: as ombreiras estão de volta, levando as mulheres a adotar um look digno de Grace Jones. Acho que essa tendência vai pegar muito fácil, já que os designers vêm encrementando suas peças com ombreiras desde o inverno passado.


*Mangas
Como falei antes, as ombreiras estão super populares. Mas as mangas também estão ganhando volume e criatividade. Claro, estou falando aqui de uma tendência embrião (haha!) mas na qual vou guardar um olho durante essas próximas temporadas.



PARA CONCLUIR, RAPIDINHAS:
~ Os capuzes estão em alta. (Fendi, Jean Paul Gaultier)
~ Os vestidos estão cada vez mais longos. Um verdadeiro retorno aos looks mais clássicos.(Lanvin, Chanel)
~ O couro continua se impondo: muito chic para Chanel oucor caramelo para Hermès.
~ O verde também esteve muito presente durante as últimas fashion weeks. (Chanel, Rodarte, DKNY)

7 comentários:

Lily Zemuner

Amo nude e esse roxo. Veludo sempre foi um dos tecidos que eu mais gosto, fico feliz que agora esteja em alta. Já as ombreiras, por enquanto, eu passo.

Excelente post, gostei muito.

B-jo.

Kerou

Sou apaixonada por nide.
lindo né?

e esses capuzinhos são mega fofos eu adoro.


beijinhuss

Ana Paula

Tô adorando Nude,

bjss

B (:

Adorei o vestido de paetê Derek Lam, a calça de veludo Chloé, o UVF, e o estilo military girl da Chloé! Perfeitos, como o blog!

Bjs,

Bia

Moda Trash

Nossa, veludo e shiny para moi, são os melhores.
Menina, vc viu q a Lacroix está qse falindo? Fiquei arrasada!
bjokassssss

isabel

adorei as dicas. eu gosto muito dessas últimas tendencias principalmente os desfiles de alexander wang, derek lam e balmain que são minhas marcas preferidas.

Modices

Adoro nude, mas não consigo me visualizar usando.

Aaah... depois vai lá no Modices ver a cobertura do Fashion Rio com direito à fotos dos desfiles e backstages. :*