08/06/2009

Batom, meu batom...

Não paro de ler/ver em todos os lugares que o batom voltou para ficar. Eu não tenho costume de sair por aí desfilado de bocão colorido, mas estou adorando essa volta. Já repararam como na última década os batons com cor quase desapareceram? Todo mundo usa só gloss e cor de boca. A atenção foi para os olhos, para as sombras, para os iluminadores, lápis, delineadores e até para os blushs mais ousados. Enquanto isso, a cor da boca ficou pra escanteio. Por isso, decidir devidir certas dicas com vocês e montar esse "how to".


COMO ESCOLHER SUA COR?
Antes de tudo, pode ir esquecendo aquele famoso traço na parte de cima de mão. Para testar a cor, aplique um pouco do pigmento na polpa do dedo pois é aí que a carnação da pele é mais parecida com a cor natural dos lábios. Aproxime também o batom perto da boca para ver se a tonalidade combina com a cor da sua pele.

Peles claras - É como na moda: com o branco tudo combina e todas as cores se dão bem. Sortuda! Pode apostar em qualquer cor!
Peles mediamente claras - Rosa, alaranjado, carmim, todas aquelas cores que dão um up no rosto. Cuidado com os tons nude!
Peles mediamente escuras - Tonalidades quentes, marrom claro, vermelho intenso, roxo avermelhado.
Peles negras - A carnação natural dos lábios intensifica a cor do batom. Vermelho, púrpura, laranja tônico, rosa, não tenha medo das cores vivas. Mas diga não as cores claras compostas com muito branco.

Você também pode escolher sua cor em função do seu look. Um vermelho clássico levanta qualquer modelito simples. Um "vermelho preto" super combina com um look gótico. Já um vermelho brilhoso cai muito bem com um look rock à la Balmain.


COMO APLICAR?
Assistindo a vários vídeos sobre o assunto, vi que a maioria dos make-up artists procedem da mesma maneira: passe um lápis cor de boca sobre seus lábios e em seguida, com a ajuda de um pincel, vá espalhando o pigmento. Absorba o excedente com um lencinho de papel e aplique a segunda camada.
Essa técnica é com certeza infalível mais é preciso toda uma preparação antes...

Preparar os lábios - Hidrate seus lábios diáriamente, com um protetor lábial. Se sua boca estiver toda rachada, esqueça o batom pois ele só vai acentuar as imperfeições.
Aqui vai minha dica: massageie seus lábios com um pouco de esfoliante para o rosto e, em seguida, passe uma camada bem generosa de Vaseline.
Escolher o bom pincel -Um bom pincel garante um melhor acabamento, uma cor mais intensa e até uma fixação melhor. Mas caso você prefirir um look mais rock'n'roll, com uma boca ligeiramente imperfeita, prefira a aplicação com o dedo.
Escolher a textura - A mais democrática é a formula macia, fácil de aplicar e que hidrata os lábios.
Já as texturas matte são super fotogênicas e estão super na moda. O único incoveniente é que a aplicação é mais difícil.
Tome cuidado com as texturas irisadas que não perdoam nenhum defeito.
Ter cuidado com a forma dos lábios - Ah gente, ninguém maqueia a boca da Scarlett Johansson da mesma forma que a boca da Tilda Swinton.

  • Boca pequena e estreita: O tamanho da boca é tão pequeno que os cantos quase que ficam na direção das abas do nariz. Para alongar, aplique um lápis de contornolabial no canto externo da boca de no máximo 2 milímetros. Aplique o batom no mesmo tom do lápis. Abuse do gloss.
  • Boca fina e comprida: Os lábios são bem magrinhos. Para engrossá-los, aplique o corretivo por cima de todo o contorno natural da boca para apagá-lo. Com o lápis de contorno labial, refaça o traço mais para fora, respeitando o limite de 2 milímetros para deixar um aspecto natural. Aplique o batom em toda a região dos lábios. O gloss poderá ser concentrado mais no centro da boca, para dar volume.
  • Boca carnuda: Os lábios são muito volumosos, tanto na parte superior quanto na inferior. Para suavizar, aplique o corretivo sobre todo o contorno natural para apagá-lo . Faça o contorno labial 2 milímetros para dentro para refazer o formato da boca. Atenção: escolha um batom efeito matte, sem brilho. Passe longe do gloss!
  • Boca caída: Com os cantos virados para baixo, a boca caída pode sugerir tristeza. Para levantar, aplique o corretivo apenas nos cantos da boca. Aplique um pó compacto por cima. Com o lápis para contorno labial, redesenhe um novo formato, dando maior atenção aos lábios superiores. Preencha o novo desenho com o batom.
  • Boca grande e larga: Os lábios são bem extensos que os cantos ficam na mesma altura das pupilas. Para reduzir o tamanho, aplique um batom opaco de cor clara sobre toda boca. Com uma cor mais escura, aplique apenas no centro da boca dando leves batidinhas para não deixar marcado. Gloss só no centro.
  • Boca curta e pronunciada: A boca é pequena no tamanho e tem os lábios superiores muito mais pronunciados, especialmente no centro. Para suavizar o volume, faça um novo contorno labial com o lápis apenas nos cantos. Aplique o batom sem marcar muito o biquinho do lábio superior. O gloss deverá ser aplicado somente na parte inferior para destacar.

10 comentários:

Laiz

Nossa que post ótimo! Eu não sabia exatamente qual cor combinava comigo... Agora está ok!

Beijooo, te linkei!

Moda Trash

Como tenho pelo clara aproveito para me jogar no batom vermelho. Adooooooooooooooro!!!
bjokasssssssssss

Kaká Marinho

Eu acabei de comprar um da natura 'coral acerola' da linha faces e estou aguardando chegar... tô numa vibe de rosas e cerejas tb!
tenho pele clara e amo (L)!
mt bom o post =*
http://forademoda.net/blog/?p=168

Anônimo

Eu não consigo usar um batom de cor forte ou escura, sempre acho que estão olhando pra minha boca. Mas um dia eu ainda uso os que comprei e estão com teias de aranha já.
hehe
adorei o blog
bjks

isabel

passei a gostar de batom a pouco tempo e adorei as dicas.ate passei para umas amigas!
bjo

Bebel

"Ah gente, ninguém maqueia a boca da Scarlett Johansson da mesma forma que a boca da Tilda Swinton" hahahaha adorei!
Eu não sou muito fã de batom não, mas o post é ótimo.
Beijoca, Nata!

B (:

Esses tempos de crise abalam qualquer consumismo, bom nem todos, pelo menos o meu! RS Também faço como você, priorizo peças mais intemporais e de melhor qualidade!

Adorei as dicas! São super úteis! Bom, como minha pele é clara, tudo combina e te confesso que nunca liguei muito para isso. Ás vezes uso batom, mas o gloss vem sempre em primeiro lugar!

Bjs,

Bia

P.S.: desculpa a demora /:

Onnara Custódio

oioioioi!!!!!!! vc tb anda sumida hein!! heheh bom, é só pra dar meu "alô" que estou de volta! não dá pra ficar tanto tempo longe da blogosfera.....vicia! hahahaha bjos e volta tb!!!!!!!

Dicas mais que preciosas!!!
Amo o Blog!!!
Bjo Grande
Milla Fernandes

Mo

Oi Nata, ví que vc fez um comentário faz teeeempo no post de balms lá do blog, mas só agora pude vim agradecer; brigadaaaaa!
Gostei do post demais, apesar de que nunca vario muito do rosinha...
E vc parou de postar? Volta!