16/04/2009

Produtos de beleza - Validade

Tenho quase certeza que vocês também já se perguntaram se esse produto que você está usando ainda está bom e se não passou da data de validade.
É verdade, acumulamos os cremes, trocamos de batom, testamos várias bases... Mas todos esses produtos têm uma validade limitada. Talvez esteja na hora de fazer aquela faxina, não?

CREMES
Os cremes ainda fechados e não usados podem ser guardados durante três anos. O melhor conselho que posso dar é de verificar a data de validade que se encontra quase sempre debaixo do fundo do pote.
Quando abertos, o melhor é mesmo usar todo o creme e, se possível, não alternar vários cremes, o que prolonga a duração normal de uso.
Os cremes desmaquiantes se conservam 6 meses, os hidratantes para o rosto 10 meses e os hidratantes para o corpo um ano.
Mas têm sinais que não enganam: um produto que se separa em dois (a água de um lado e o creme do outro lado), um tubo do qual escorre oléo antes do creme, uma textura caramelizada... LIXO!
No caso dos protetores solares, evite conservar de um ano pro outro. Os filtros protetores são muito sensíveis ao calor e às diferentes manipulações. Depois de um verão ao sol, na praia, na bolsa... As particúlas protetoras são quase sempre alteradas.


MAKE-UP
Uma base compactada pode ser conservada durante mais ou menos 8 meses, 6 meses se a base for líquida. Se a fórmula se dissociar, jogue no lixo imediatamente.
No caso do pó compacto, ele pode ser guardado entre 6 meses e um ano, depende da marca. O pó mineral tem uma validade bem maior, de 24 até 36 meses. Cuidado com os inimigos deles que são o calor e a humidade. Sempre feche bem o pote depois de usar!
Enquanto ao batom, ele dura em média um ano. Se o produto exalar um odor estranho, é que ele com certeza já passou da validade.
Os lápis de olho, sombras e blush podem ser guardados, em média, um ou dois anos. Mais uma vez, isso depende da marca. Não se esqueça de conferir.
O rímel é, sem dúvidas, o menos duradouro de todos os produtos já citados, com uma validade de três à quatro meses.
E os esmaltes nisso tudo? Um ano. O melhor é usar rápido porque eles ressecam facilmente. Aqui vai a dica para uma melhor conservação: guarde seus esmaltes na geladeira!


BOAS PRECAUÇÕES
Guarde seus produtos longe da luz, do calor e do ar. O melhor, é conservar tudo em um lugar fresco e seco. Evite também as grandes variações de temperatura qui podem modificar a fórmula. Se você tiver espaço para guardar seus produtos no seu quarto, melhor. Afinal, o ambiente é bem mais estável, comparando a um banheiro.
Use sempre seus cosméticos com as mãos limpas e para evitar a transmição de bactérias, empreste o menos possível seus produtos. E não compre um produto que estava em demonstração, pense que ele foi manipulado por milhares de pessoas.
Na hora de aplicar seus produtos, use sempre pincéis e ustensílios limpos.

Não se esqueça : se o produto mudar de cor, de textura ou de cheiro: jogue fora!

3 comentários:

Lily

O-oh. Estou em apuros porque tudo que tenho já ultrapassou o limite a tempos! Gente, mas um tubo daquele de rímel só pra 3 meses?! É muito pouco!

Valeu pela dica!

Abraços.

Menina, agora q vc falou acho q to com mil coisas vencidas aqui kakakakkakaka
Bjo Milla

Aninha

ótimo esse seu post! É muito importante ficar atenta às maquiagens... às vezes a gente demora pra usar um cor de sombra, um pó compacto, qualquer coisa, e nem se lembra de olhar a validade. :)
Beijão!