24/03/2009

Maquiagem mineral


O que é? Um tipo de maquiagem feito à partir de minerais naturais, encontrados e extraídos da terra.

Quem começou? A marca Bare Escentuals com sua linha bareMinerals.

Aaonde? Nos Estados Unidos.

Quando? Nos anos 80, com o sucesso recente da cirurgia plástica e, conseqüentemente, com a necessidade de encontrar um tipo de maquiagem com componentes diferentes para as peles fragilizadas.

O objetivo? Deixar a pele bonita e proteger ao mesmo tempo, graças aos pós nova geração, sem cheiro nenhum, sem oléo e sem conservadores.

O + dos minerais? São benéficos para a pele: agem como filtro solar, são leves, escondem as imperfeições e iluminam o rosto.

Para quem? Para todos os tipos e cores de pele. As peles sensíveis ou intolerantes vão adorar e todas aquelas que não suportam mais "sentir" a maquiagem sobre a pele também.

A diretora da Bare Escentuals diz que essa maquiagem é tão pura que "poderíamos dormir maquiadas"...
E realmente, a maquiagem mineral só acumula vantagens:
* A cobertura é ótima e bem menos visível: frutos das partículas super finas, que unificam tão bem quanto as outras bases.
* Confortável, não tampa os poros e deixa a pele respirar.
* Fácil de usar, para um acabamento transparente, luminoso e muito natural. Nem parece que estamos maquiadas.
* Econômico, uma pequena quantidade basta para cada aplicação.


Mas e agora, como usar a maquiagem mineral?
Antes de tudo, o uso de um pincel específico é obrigatório! Um pincel com cerdas macias, curtas e dispostas de maneira a criar uma superfície plana no topo é o ideal.
* Com a tampa fechada, agite (devagar!) o pote no qual se encontra o produto, para que ele se dispense dentro da peneira que se encontra no pote.
* Remova a tampa e aplique o produto no pincel. Espalhe o pó pelas cerdas do pincel pressionando-o levemente sobre o lado interno da tampa com movimentos circulares. Umas batidinhas com o pincel na lateral do pote removerão o excesso do produto.
* Aplique no rosto em gestos circulares, sempre em direção da linha do cabelo.


  1. True Match Minerals - L'Oréal - 27$ // Essa base é realmente boa pois tem uma ótima cobertura. Ainda mais, já vem com esse pincel que também é bom. O único incoveniente, é que controlar a quantidade do produto que sai do pote é díficil e geralmente sai muito.
  2. Mineralize Blush Duo - M.A.C - 22,50$ // As cores são lindas e a pigmentação é muito boa. O blush é composto por duas cores: um tom mais convencional e outro, composto por uma mistura de cores metálicas. Esse tom "metalizado" ilumina as bochechas, ótimo!
  3. Mineralize Skinfinish Natural - M.A.C - 25$ // Antes de tudo, esse pó é perfeito para esconder as pequenas imperfeições mas não oferece uma super cobertura. Uso muito para retocar a maquiagem e depois de ter passado certas bases líquidas no rosto que deixam minha pele brilhosa, já que ele tem um efeito matificante incrível.
  4. Mineralize SPF 15 Foundation Loose - M.A.C - 29$ // Foi o primeiro produto da linha Mineralize da M.A.C que comprei, e não me arrependo da compra. Essa base é bem fácil de aplicar, por causa do "pincel" que já vem incluso. A cobertura é ótima! E ainda mais, com o SPF 15, a pele fica protegida do sol.

Pois é, as maiores marcas já disponibilizaram suas linhas de maquiagem mineral e propoem vários produtos: sombras, blushes, pós e bases. Podemos encontrar os tais produtos com muita facilidade, que seja nas lojas virtuais, em perfumarias e até em farmácias. Mas e você, já usou? Gostou? Pretende usar?

4 comentários:

Kerou

oie querida!! seja super bem vinda a blogosfera =)

sabe que eu ainda nao provei nehum make mineral ainda??mas jpá estou de olho em alguns produtinhos...


beijokass

Mariane

Oi Nata!!!

Bem vinda a "blogaria"! rs
Amei sua dica, eu já até usei o creme nívea, e amo, mas nem sempre lembro de comprar, aí eu compro o primeiro que eu vejo pela frente... hahaha
Às vezes, dou sorte!

Beijosss

Ana

hey, parabéns pelo blog! :)


e a maquiagem mineral foi a única que me deu menos alergia, gostei.. mesmo assim,não posso usar sempre pq ainda faz meu rosto ficar inchado. :/

Eduarda

bem vindo ao mundo dos blogs =D

espero que goste=D

=**